Notícia Hoje

Handebol do Colégio de Aplicação está nas semifinais dos Jogos Escolares da Juventude

A terça-feira, 19, foi de festa para os catarinenses nas quadras de Curitiba, onde estão sendo realizados os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 12 a 14 anos. Das oito modalidades esportivas, apenas o handebol feminino não conseguiu classificação. Se a segunda-feira foi de tensão e superação para Santa Catarina, a terça foi de festa para os catarinenses. Na parte da manhã, as meninas entraram em quadra e, à tarde, foi a vez dos rapazes.

Seis escolas catarinenses foram ao jogo com a classificação para a semifinal garantida. Apenas o handebol feminino dependia de uma vitória para a classificação. E ela veio. O restante brigava pelo primeiro lugar na chave a partir de uma vitória.

Publicidade

A primeira vitória do dia veio com o voleibol feminino da Escola Estadua Rodrigues Alves, de Saudades: 2×0 diante das mineiras com parciais de 25×12 e 25/15, o que garantiu o primeiro lugar na chave.

Depois, as meninas do handebol do Colégio São Bento, de Criciúma, foram para o jogo contra as estudantes do Espírito Santo e perderam por 21 a 7. Com a terceira derrota em três jogos, Santa Catarina foi rebaixada para a segunda divisão da modalidade para 2018.

Posteriormente o futsal feminino do Colégio Rogacionista, de Criciúma, fez um jogo bastante equilibrado contra as estudantes do Paraná. As paranaenses abriram o placar, mas depois as catarinenses impuseram uma forte marcação e conseguiram virar para 3 a 2. Mas faltando cinco segundos para o fim do jogo, o time da casa empatou em 3 a 3. Na decisão por pênaltis, as criciumenses perderam por 4 a 3, se classificando em segunda lugar.

Já as meninas do basquete do Colégio Sagrada Família, de Blumenau, lideradas por Luana, que anotou 15 pontos, tiveram uma vitória épica diante do Colégio Agnes, de Pernambuco. Faltavam dois minutos para o fim da partida e as catarinenses perdiam por 27 a 23. A derrota representava a desclassificação do torneio, já que o time tinha apenas uma vitória.

De repente as meninas tiraram uma força interior até então desconhecida na competição e foram para cima das pernambucanas. Resultado: empataram em 29 a 29 no último segundo do jogo.

Na prorrogação, já com adrenalina mais equilibrada, as blumenauenses apresentaram um maior volume de jogo e venceram a partida em 38 a 33, se classificando para a semifinal em segundo lugar no grupo.

Mais emoção na parte da tarde

Na parte da tarde, as emoções começaram com o futsal masculino do Colégio Recriarte, de Camboriú, que obteve uma fácil vitória sobre o Colégio Máster, do Rio Grande do Norte: 5 a 2, com destaque para Daniel, autor de dois gols.

A vitória trouxe energias positivas para o handebol masculino do Colégio Aplicação Uniarp, de Caçador, que também venceu. As vítimas da vez foram os paranaenses: 28 a 23, com grande atuação de Otávio Colussi, que marcou 11 gols.

Depois, foi a vez dos meninos do vôlei da Escola Erwin Prade, de Timbó, entrarem em quadra e construir uma tranquila vitória diante dos pernambucanos: 2 a 0, com parciais de 25/14 e 25/13.

Em seguida, o basquete masculino do Instituto Jangada, de Jaraguá do Sul, foi para o jogo contra os alagoanos disposto a mostrar serviço e sacramentar a posição de número um do grupo. Em tarde inspirada, Guilherme Silva fez 19 pontos e ajudou os catarinenses a vencer a partida em 50 a 31.

Os JEJ são uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e têm a participação de mais de quatro mil atletas. A delegação catarinense é gerenciada pelo Governo Estadual por meio da Fesporte e é composta ao todo por 162 jovens competidores de 77 escolas de 37 municípios.

Até às 21h15, o COB não havia divulgado os confrontos das semifinais desta quarta-feira, 20. Mas pelos resultados dos grupos até o momento, estão definidos os seguintes confrontos das equipes catarinenses:

Futsal masculino
Colégio Recriarte/Camboriú x EE Pedro Lessa/MG

Voleibol masculino
Escola Erwin Prade/ Timbó x Escola Luis Loeses/RG

Voleibol feminino
EEB Rodrigues Alves/Saudades x Cel/RJ

Basquete feminino
Colégio Sagrada Família/Blumenau x Santa Mônica Cent. Ed. Madureira/RJ

Sair da versão mobile