Notícia Hoje

Granizo e ventos fortes causam estragos no Oeste

Granizo no Oeste

Ventos fortes, raios, queda de granizo e muita chuva ocorreram entre a noite de sexta-feira e madrugada deste sábado, dia 12, no Oeste catarinense. O mau tempo afetou alguns municípios da região. Os levantamentos ainda são feitos pela Defesa Civil.

Granizo no Oeste
Granizo no Oeste

Em Guatambu caíram pedras de até 8 centímetros de diâmetro. Também houve o registro de granizo nos municípios de Seara e Arvoredo. São Lourenço do Oeste, Itapiranga e Campo Erê estão entre as cidades que tiveram ocorrências relacionadas ao vento. As rajadas provocaram quedas de árvores e destelhamentos.

Publicidade

Bombeiros da região distribuíram ao menos 2,4 mil metros quadrados de lonas. Comunidades do interior dos municípios de São Bernardino, Galvão e Chapecó também registraram danos. Ainda houve registro de granizo e ventos fortes em Caxambu do Sul, Paial, Pinhalzinho, Xaxim e Coronel Freitas.

“Células convectivas explosivas vem provocando tempestades severas com granizo de tamanho médio a grande (granizo saraiva), devido um intenso sistema de convecção profunda aliada a organização de uma frente fria. O ar quente e úmido oriundo da Floresta Amazônica potencializa as tempestades”, escreveu o meteorologista Piter Scheuer nas redes sociais.

Também faltou energia elétrica em Abelardo Luz, Coronel Martins, Jupiá e São Lourenço do Oeste. A Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Xanxerê realiza os levantamentos dos prejuízos. A última atualização foi divulgada às 10 horas deste sábado.

Leia mais: Temporais: Oeste aparece na faixa de alerta entre sexta e sábado

Sair da versão mobile