Técnicos contratados pelo governo do estado estão realizando reparos emergenciais na estrutura de conexão da barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. Elementos de conexão teriam sido danificados por indígenas neste domingo (8) durante confronto com a PM (Polícia Militar).
Os policiais tentavam realizar o cumprimento da ação judicial que autorizou o fechamento das comportas. Depois dos trabalhos de solda, que devem ser finalizados no início da tarde, a expectativa é que a estrutura seja fechada em 12 minutos.
Ainda chove constantemente no alto Alto Vale do Itajaí, o que dificulta o processo de manutenção. A PM segue no local até o cumprimento da ordem.
Confronto com indígenas por conta da barragem
De acordo com o tenente-coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz, comandante da 7ª Região de Polícia Militar do estado, o conflito com os indígenas e a sequente manutenção das comportas só foi resolvido no final da manhã deste domingo.
121 policiais militares foram mobilizados desde a noite deste sábado (7) para o cumprimento da ordem judicial que autorizava o fechamento da última comporta da barragem de José Boiteux. A Polícia Federal também prestou apoio à operação.
“Com o anoitecer, o governador do estado optou por não cumprir de imediato a ordem, mas sim no amanhecer de hoje. Deslocamos com 121 policiais militares para cumprimento e entrega de donativos que foram acordados com os indígenas”, afirmou.
O acordo foi firmado entre a PM e os caciques da tribo. Foram deslocados um micro-ônibus, um barco, uma ambulância, água potável e cestas básicas.
“Estava tudo certo com o acordo com os caciques. Mas três ou quatro indígenas, revoltados com a decisão, investiram contra os policiais, tentando inclusive sacar as armas de fogo dos militares. E ai se iniciou o confronto”, destacou o comandante em entrevista à repórter da NDTV, Franciele Cardoso.
Indígenas feridos em José Boiteux
De acordo com a equipe de plantão no sistema de saúde de José Boiteux, dois indígenas foram atendidos na Unidade Básica José Vicentin depois do confronto com a PM.
Segundo a equipe de plantão, o primeiro paciente foi atingido por um tiro de borracha acima do olho esquerdo. Já o segundo paciente foi alvejado por arma de fogo no braço esquerdo. Ambos foram encaminhados ao Hospital Doutor Waldomiro Collautti, em Ibirama.
Com informações ND Mais
LEIA TAMBÉM: Polícia entra em conflito com indígenas e consegue acesso à barragem de José Boiteux