A Fundação de Meio Ambiente (Fundema) planeja novos investimentos em saneamento básico em Caçador. Um dos primeiros passos, de acordo com o presidente Luiz Gustavo Pavelski, é capitalizar os recursos do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental. “Recebemos 15% do faturamento mensal da Casan e queremos com isso, quando tivermos condições, construir mais uma estação de tratamento de esgoto ao lado da que já existe no Ulisses Guimarães”, destacou.
De acordo com Pavelski, o objetivo é, aos poucos, ir fazendo as ligações com o Martello, Alto Bonito e bairros próximos, para que os moradores tenham acesso ao saneamento.
Além disso, o presidente salientou que foi encaminhado um projeto para o Ministério das Cidades, visando a construção de uma estação de tratamento de esgoto próximo ao Tarumã. “Assim, contemplamos com saneamento Tarumã, Santa Catarina, Nossa Senhora Salete e a Vila Kurtz”, disse, salientando que o projeto será executado juntamente com obras de asfalto nestas localidades.
“Além disso, foi encaminhado para a Funasa um projeto para a construção de uma estação de tratamento de esgoto e saneamento na Taquara Verde, no valor de R$ 1,8 milhões”, acrescentou.
Sobre a captação de água da Casan, Pavelski afirma que já existe um projeto para a substituição das bombas. “Queremos fazer a ampliação e, para isso, o projeto elétrico já foi encaminhado. Vamos colocar bombas submersas, que têm maior capacidade de coleta de água e não precisam ser retiradas em épocas de enchente”, acrescentou.
>> Presidente da Fundema destaca coleta seletiva em Caçador. Assista a entrevista