E o tão sonhado 2017 chegou… Que ele nos traga paz, leveza, coisas boas e muitas conquistas. Quero desejar a todos vocês um Feliz Ano Novo, recheado de coisas boas e grandes desafios.
Quero também aproveitar esse inicio de ano, afinal estamos com um novo líder… e desejar sabedoria, entendimento, resiliência e discernimento ao prefeito Saulo, que assumiu a nossa cidade agora, dia primeiro de Janeiro. Que Deus o acompanhe em todas suas ações.
A minha colega de trabalho a professora Josete Lemos que assumiu a Secretaria da Educação, que suas ações continuem sempre a favor de uma educação limpa e transparente…Nós professores contamos com você. Todos nós sabemos que a jornada é difícil e longa.. Mas as maiores batalhas são das aos melhores soldados. Você é uma pessoa incrível…Saiba que sentiremos sua falta… Deus te cuide e te proteja também.
E claro não podia deixar de fora, em registar o meu carinho nesse inicio de ano e acima de tudo GRATIDÃO a minha amiga ,irmã do coração companheira a minha mãezinha, que eu aprendi a admirar com o passar do tempo….a professora Jeane Ap. Coldebella, que deixou a sua sala permutando comigo, fazendo com que eu ficasse definitivo na EMEB Henrique Júlio Berger.
Afinal ela cumpriu tão bravamente seus quase 30 anos de magistério, e encerrou um ciclo importante da sua vida… Boa sorte amiga… e conte comigo sempre.. Prometo honrar o seu trabalho e a sua sala deixando nos meus alunos uma pequena sementinha do que você me ensinou. Agora é hora de aproveitar… é a sua hora.. Curtir.. Afinal você é linda e merece ser feliz.
A minha primeira coluna do ano não podia ser diferente… Vamos falar das FÉRIAS, e o que fazer com os nossos pequenos.
…Sabe qual é a ironia da vida? Pensamos sempre ao contrário, temos pressa de crescer e depois suspiramos pela infância perdida. Perdemos a saúde para ter dinheiro e logo em seguida perdemos o dinheiro para termos saúde… Pensamos tão ansiosamente no futuro que esquecemos o presente, assim nem vivemos o presente nem o futuro e esquecemos muitas vezes da família e amigos. Vivemos como se nunca fôssemos morrer e morremos como se nunca tivéssemos vivido.
A Vida é feita basicamente de contrários. A palavra Vida tem apenas Um “V”, o resto é só “ida”… Desfrute do Senhor, de sua Palavra e de todos os que você ama!! “
Quem escreveu, não sei se copiou ou foi de sua autoria, foi a “aspirante a celebridade” que encontrou na graça do senhor o que havia perdido. Andressa Urach que quase perdeu a vida em busca da vaidade e do corpo perfeito.
Então eu desejo para você nesse ano, não a perfeição, seja no trabalho, na família, nos relacionamentos, mas sim que você seja feliz, leve do seu modo a sua maneira.
2017 veio com 365 novas oportunidades, uma folha em branco todo santo dia, cabe a você decidir o que vai colocar nela, então não vamos desperdiçar.
Espero continuar contando com você, que lê minha coluna, que participa, me aborda na rua dando sugestões, e até mesmo você que só passa dá uma espiadinha e sai.
Vamos começar nossas matérias do ano de 2017, e nada melhor que: O QUE FAZERMOS COM OS NOSSOS FILHOS NAS FÉRIAS? Eu como professora sempre digo, esse é o momento de felicidade para nós, de descanso, de repor as energias e de angústia para os pais, afinal o que fazer com eles? O que é o melhor para otimizar o tempo dos nossos pequenos. Eles estão de férias, mas nós pais estamos trabalhando. Então eu elenquei algumas sugestões, espero que gostem e que possa contribuir. Achei bem legal, adaptei algumas á nossa realidade. Vamos ver o que dá para fazer.
Atividades para fazer nos dias de chuva
- Façam bolo ou biscoito juntos.
- Convide amigos dos seus filhos para brincarem na sua casa.
- Faça a noite da pizza: comprem as mini pizza e eles decidem o sabor.
- Karaokê: façam concurso de canto e dança.
- Jogo de obstáculos: crie obstáculos com almofadas, travesseiros, caixas, cadeiras, cobertores e uma linha de chegada. Quem chegar primeiro sem derrubar nada vence.
- Biscoitos de gelo: em forminhas de biscoito coloque suco de frutas de vários sabores e leve ao freezer
- Separe algumas roupas que não usam mais e customizem usando retalhos, adesivos, pintura, colagem
- Fazer o Diário de Férias: fotografe as brincadeiras, passeios,
- Façam espetinhos de frutas. Você pode passar os espetinhos no mel, ou no açúcar, no chocolate.
- Escrevam uma carta para um familiar, incluindo fotos e desenhos.
- Realizem uma sessão pipoca/cinema em casa.
- Convide os amigos do seu filho e façam a noite do pijama ou dos games.
- Para as meninas, faça o dia do “ Salão”, chame as amigas delas e deixem que arrumem o cabelo umas das outras, pintem as unhas.
- Para os menores: Faça máscaras de super herói. Ex. Homem Aranha, Zorro, Batman. Utilize cartolina, tintas, ou tecido.
- Façam juntos objetos e brinquedos de sucata tais como: Robôs, porta retrato, barcos, fantasias, etc.
- Façam fantoches e/ou bonecos e bolas utilizando meias velhas
- Faça sorvete em casa.
- Faça o dia do cupcake ou do pastel, da pizza, do sorvete, etc
- Aprenda jogos de tabuleiro: Dama, Xadrez, Monopólio, Soletrando.
- Atividades fora de casa:
- Façam um jardim ou uma horta. Se não tiver quintal, usem uma jardineira.
- Façam um pic-nic.
- Esconda um chocolate ou balas no jardim e realize a “ Caça ao Tesouro”
- Leve as crianças a um Parque ou Pracinha para soltar pipa.
- Passe alguns dias com os avós
- Passe alguns dias na praia ou no campo
- Visite um Museu, Exposição, Biblioteca
- Vá ao Cinema
- Visite um pomar e permita que as crianças subam nas árvores e colham os frutos
- Visite alguém solitário em um Asilo, Abrigo, Hospital.
- Façam uma fogueira e asse batatas, milho. Aproveite para contar aos seus filhos estórias de quando você era criança
- Atividades mais “ radicais”:
- Vá pescar e/ou acampar´
- Se possível, leve os seus filhos para conhecer o seu local de trabalho
- Programe passeio de bicicleta em família
- Leve seus filhos para andar de patins e/ou skate
- Deitem na grama e brinquem de adivinhar formas com as nuvens
Engana-se quem pensa que as férias podem custar muito.
Asseguro que se você planejar algumas das atividades acima já será o suficiente para deixar as crianças felizes sem gastar quase nada.
Um forte abraço
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/ferias/
Francielle Marin Menzel
Psicóloga Clínica
CRP12/12973
Telefone para contato: 98017882 ou 88767887