Notícia Hoje

Escâneres corporais vão substituir revistas íntimas em 14 unidades prisionais de SC

Santa Catarina terá escâneres corporais para 14 unidades prisionais do estado, informou a Secretaria de Justiça e Cidadania. Eles começaram a ser instalados na segunda-feira (3) no Vale do Itajaí, na Penitenciária Industrial de Blumenau e no presídio do município. Até 5 de maio, todos os 12 aparelhos precisam ter sido instalados, pelo contrato. Os escâneres foram locados por um ano.

Além do Vale do Itajaí, receberão equipamentos as regiões Norte, Sul, Oeste e Grande Florianópolis. O aparelho no Complexo do Vale do Itajaí, em Itajaí, servirá para o presídio e a penitenciária. Na capital, para o presídio e a central de triagem. Por isso, são 12 equipamentos para 14 unidades prisionais, explicou a Secretaria.

Publicidade

Protestos de familiares

A revista íntima, principalmente em crianças, é uma das reclamações dos familiares de presos que fizeram protestos em cidades catarinenses nesta segunda (3) e terça (4). No primeiro dia útil da semana, houve manifestações na capital, em Joinville e Blumenau. Nesta terça, nas duas primeiras cidades.

Familiares de presos, que não quiseram se identificar, relataram situações relacionadas às revistas íntimas. “Elas mandam abrir as partes íntimas das as crianças”, disse uma mulher. Outra afirmou que “Semana passada, meu filho de 7 anos, elas pegaram, fizeram ele tirar a roupa toda, apalparam o saquinho dele”.

“Normalmente, eles ficam olhando, é uma coisa bem constrangedora. Eles levantam a roupa”, relatou outra mulher.

Processo licitatório

A licitação para que o estado adquirisse os escâneres começou em junho de 2016. No fim do processo, as empresas que perderam a disputa apresentaram recursos administrativos, indeferidos pela Secretaria, e depois ingressaram com mandados de segurança.

A empresa vencedora foi notificada no fim de 2016, quando os aparelhos foram comprados. Segundo a Secretaria, as 14 unidades prisionais atendidas representam 11 mil presos, ou seja, 60% dos detidos em Santa Catarina.

O contrato com a empresa foi assinado no início de fevereiro, com o prazo de 90 dias para a instalação de todos os aparelhos. Até a publicação desta notícia, a Secretaria não havia informado o quanto foi investido na locação dos escâneres.

Os equipamentos serão instalados nas seguintes unidades:

Sair da versão mobile