Ícone do site Notícia Hoje

Enfim, o Plano de Cargos e Salários dos professores

Enfim, o Plano de Cargos e Salários dos professores

Plano

Foram 10 anos de espera e um momento histórico na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 7 de abril, quando o prefeito fez a entrega do Plano de Cargos e Salários dos professores para os vereadores.

Publicidade

Não é o passo final para que tudo se defina, pois resta ainda a análise das comissões técnicas da Câmara, audiência pública e depois duas votações no plenário. Mas, mesmo assim, foi a principal ação desde que começaram as cobranças para que este Plano fosse encaminhado para aprovação.

E essas cobranças começaram há muito tempo, desde quando um Plano chegou a ser rascunhado no governo Saulo Sperotto. Lá, a cobrança ferrenha era do ex-vereador e professor Marcos da Silva Creminácio.

Por sinal, o assessor jurídico à época era Rubiano Schmitz, que foi um dos responsáveis pela primeira versão do Plano.

Mas, Sperotto foi cassado e, na gestão de Imar Rocha, o Plano foi engavetado justamente pela vice-prefeita e então secretária de Educação, Luciane Pereira.

Foram dois anos daquele Governo e o Plano nem ao menos foi analisado novamente.

Quando Beto chegou à Prefeitura, solicitou que uma solução fosse dada e isso aconteceu, culminando na entrega para a Câmara Municipal.

Plano 1

Agora, resta aos professores participarem da audiência pública para discutir o futuro salarial e de carreira deles.

Plano 2

Um dos cuidados que deverá ser tomado é com relação ao impacto financeiro no IPASC. Este foi o grande alerta do prefeito Beto.

Ele também está preocupado com o aumento dos gastos na folha dos funcionários, que chegaria a 52%, ultrapassando o limite prudencial.

Mas, tudo isso deverá ser analisado pela Câmara para que não se gere um problema sem solução para a Prefeitura.

Concurso

A Prefeitura deve realizar concurso público para a contratação de professores e servidores da educação ainda este ano. O prefeito Beto garantiu na sessão da Câmara. O objetivo é acabar com os professores contratados e manter um quadro efetivo completo.

Blog

Vereador Alencar Mendes comemorou o sucesso do seu blog, que chegou a 10 mil acessos em um ano de existência. “Agradeço a todos que acessam e leem as nossas postagens”, disse.

Valadão

Alencar criticou também o atraso da cantora Mariana Valadão no último dia da festa dos 80 anos de Caçador. Além dele, o vereador Moacir D’Agostini, Adilberto de Oliveira e Jorge Savi também teceram críticas à conduta da cantora.

Dia do Jornalista

Agradeço a todas as manifestações dos amigos, colegas e conhecidos pela passagem do Dia do Jornalista, 7 de abril.

Além disso, deixo os parabéns para todos os jornalistas de Caçador e da região.

Dia do Jornalista 1

Reitor Adelcio Machado dos Santos encaminhou e-mail parabenizando os jornalistas. “Formalizo afetuosos cumprimentos pelo transcurso do Dia do Jornalista. Tu és profissional de orgulha a nossa categoria profissional”, disse.

Falta escritura

Prefeito Beto Comazzetto citou, na Câmara, as necessidades de melhorias em diversas áreas em Caçador e o trabalho intenso do seu Governo em apenas 15 meses de mandato. Lembrando das necessidades de obras em diversos locais, ele citou dois casos bastante curiosos e que demonstram que há muito ainda para acertar.

O primeiro é com relação à Praça Concórdia. Um projeto foi encaminhado para o Governo Federal para buscar recursos para reforma daquele local. Entretanto, quando foram solicitadas as documentações, a descoberta: a Prefeitura não tinha a escritura daquele terreno.

Outro caso semelhante é com relação ao terreno ao lado da Prefeitura e que hoje serve de estacionamento. Com o objetivo de construir todo o centro administrativo local e economizar em alugueis, um projeto para captação de recursos seria encaminhado para outras esferas. Mas, também se descobriu que não havia escritura do terreno.

Os dois casos estão sendo solucionados pela Prefeitura, mas demonstram mesmo que a necessidade de se acertar a parte administrativa é urgente.

Até organizar tudo, Beto vai pagar pela inconsequência dos mais diversos governantes que passaram pelo Paço Municipal.

Sair da versão mobile