Ícone do site Notícia Hoje

Dive confirma primeiro óbito por dengue no Estado em 2022

Um homem de 40 anos é a primeira vítima fatal da dengue em Santa Catarina no ano de 2022. A morte aconteceu em Criciúma, onde ele morava, mas o caso é considerado importado, já que ele estava em viagem por municípios de São Paulo quando contraiu a doença.

 

Publicidade

Os sintomas da doença começaram a aparecer ainda em dezembro de 2021. Inicialmente, eram dores do corpo, febre e enjoo, mas logo o quadro apresentou piora. Os sintomas passaram a ser acompanhados de exantemas, náuseas, dor articular, dor abdominal e desidratação.

 

O homem foi internado mas não resistiu. O acompanhamento do caso foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, em parceria com a Gerência Regional de Saúde e apoio da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina.

 

Mesmo que a primeira morte registrada seja de uma contaminação fora do Estado, o caso serve de alerta para Santa Catarina. O verão é o período no qual o mosquito da dengue tem melhores condições para se desenvolver.

 

Mais de 2.000 focos do Aedes Aegypti aparecerem nas duas primeiras semanas de janeiro e 118 municípios infestados.  “A dengue continua sendo uma doença que circula no Estado de Santa Catarina”, reforça o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

 

Sair da versão mobile