Notícia Hoje

Defesa Civil alerta para combo perigoso de eventos climáticos

Eventos climáticos perigosos devem acontecer neste final de semana

Entre este sábado (30) e a manhã de domingo (1), uma instabilidade provocada pelo fluxo de calor e umidade vindos da região Norte do país somada ao avanço de uma frente fria pelo mar contribuem para a continuidade das chuvas fortes e eventos climáticos perigosos em Santa Catarina, principalmente na área que compreende o centro e o norte do Estado.

eventos climáticos

Publicidade
Segundo o alerta da Defesa Civil, a chuva deverá ocorrer de forma intensa. O combo traz também temporais isolados acompanhados de rajadas de vento e granizo.

As áreas em verde do mapa tem risco baixo. Já as áreas em amarelo, moderado para ocorrência como alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais. A Defesa Civil alerta que, em caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com a água e não dirigir em locais alagados.

Santa Catarina terá ‘gangorra’ de temperaturas

Com a atuação cada vez mais intensa do fenômeno meteorológico, o El Niño, o tempo em Santa Catarina segue instável e com a presença de pancadas de chuva pelo Estado nesta sexta-feira (29). Além disso, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, áreas de baixa pressão na atmosfera mantém as instabilidades no tempo.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o mês de outubro deve conter chuvas bem acima da média em Santa Catarina, além de temporais severos pontuais, em especial, na região do Oeste catarinense.

O meteorologista também aponta que neste período os sistemas de baixa pressão que se deslocam pela Cordilheira dos Andes tendem a se intensificar ao chegar em Santa Catarina. Com isso, os fenômenos climáticos podem continuar trazendo chuvas bem acima da média para o Estado.

Fim de semana com eventos climáticos perigosos em Santa Catarina

No sábado (30), a condição do tempo instável persiste no Estado por conta às áreas de baixa pressão presentes na atmosfera, fornecendo condições para ocorrência de pancada de chuva em todo o Estado.

Além disso, conforme a Defesa Civil, entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e áreas do Grande Oeste, que fazem divisa com o Paraná, a chuva pode ocorrer de forma mais persistente. Isso faz com que haja um risco baixo para ocorrências como alagamentos pontuais no sábado, acarretado por esses eventos climáticos.

As temperaturas seguem amenas, no amanhecer, as mínimas variam de 16°C a 19°C no Extremo-Oeste, Oeste, Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí, e oscilam entre 9°C e 15°C nas demais regiões.

As temperaturas máximas seguem amenas do centro ao Leste do Estado por conta da maior presença de nebulosidade, variando de 14°C a 20°C. No Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, oscilam entre 20°C e 25°C.

Sair da versão mobile