Jovens e adultos de Caçador e região têm uma oportunidade maior de qualificação com os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos serão ofertados pelo Senai, Senac, IFSC e em parceria com a Secretaria de Bem Estar Social e Gerência Regional de Educação.
As aulas têm início no mês de fevereiro de 2013 com cursos na área de transporte, informática, estética, edificações, mecânica de motores a diesel, mecânica de carros e motos, auxiliar administrativo, entre outros.
Os cursos são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal. Cada município listou os cursos de acordo com a sua necessidade.
De acordo com Silvana Meneghini, diretora do Senai de Caçador, a qualificação inclui várias profissões como operador de computador, eletricista industrial, mecânica de motocicletas, pedreiro de alvenaria, torneiro mecânico, eletromecânico de automóveis, padeiro e confeiteiro, dentre outros.
SERVIÇO- Os cursos de qualificação em parceria com a Gerência de Educação e Senai são: desenhista mecânico, montador e reparador de computador e ajustador mecânico. É preciso estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escola pública. A seleção dos inscritos neste caso será feita por sorteio realizado pela Gerência Regional de Educação. Após a confirmação, os candidatos selecionados deverão se dirigir a unidade do Senai de Caçador para realizar a matrícula.
Entenda
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) veio para tornar acessível a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos em todo o território nacional, e para que todos possam conseguir um ensino técnico de qualidade. E o Governo Federal já em 2014 pretende contar com 600 unidades prontas de escolas técnicas por todo o país a serem administradas pelos 38 institutos federais que já existem procurando atender mais de 600 mil estudantes com cursos gratuitos de altíssima qualidade.