Notícias de Caçador e Região

Cursos gratuitos para Caçador e região. Assista

Jovens e adultos de Caçador e região têm uma oportunidade maior de qualificação com os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec). Os cursos serão ofertados pelo Senai, Senac, IFSC e em parceria com a Secretaria de Bem Estar Social e Gerência Regional de Educação.

            As aulas têm início no mês de fevereiro de 2013 com cursos na área de transporte, informática, estética, edificações, mecânica de motores a diesel, mecânica de carros e motos, auxiliar administrativo, entre outros.

            Os cursos são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal. Cada município listou os cursos de acordo com a sua necessidade.

            De acordo com Silvana Meneghini, diretora do Senai de Caçador, a qualificação inclui várias profissões como operador de computador, eletricista industrial, mecânica de motocicletas, pedreiro de alvenaria, torneiro mecânico, eletromecânico de automóveis, padeiro e confeiteiro, dentre outros.

SERVIÇO- Os cursos de qualificação em parceria com a Gerência de Educação e Senai são: desenhista mecânico, montador e reparador de computador e ajustador mecânico. É preciso estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escola pública. A seleção dos inscritos neste caso será feita por sorteio realizado pela Gerência Regional de Educação. Após a confirmação, os candidatos selecionados deverão se dirigir a unidade do Senai de Caçador para realizar a matrícula.

 

Entenda

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec) veio para tornar acessível a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos em todo o território nacional, e para que todos possam conseguir um ensino técnico de qualidade. E o Governo Federal já em 2014 pretende contar com 600 unidades prontas de escolas técnicas por todo o país a serem administradas pelos 38 institutos federais que já existem procurando atender mais de 600 mil estudantes com cursos gratuitos de altíssima qualidade.

 

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.