A 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que acontece entre os dias 6 e 16 de setembro em Caçador, será a melhor de toda a história da competição. A garantia foi dada pelo prefeito Saulo Sperotto, durante a solenidade de abertura do Congresso Técnico, realizado nesta quinta-feira, 23.
Essa é a terceira vez que município sedia os Jasc, que são promovidos pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Caçador. Neste ano, os jogos contarão com a participação de 121 cidades, número recorde na história desde a implantação das fases seletivas dos micros e dos regionais.
Sperotto disse que os Jasc são uma forma de congraçamento da população, não apenas por meio do esporte, mas na educação e econômica. “Aqui em Caçador teremos um ambiente propício para receber todas as delegações. Os visitantes terão a oportunidade de comprovar a nossa receptividade”, destacou.
O prefeito lembrou que as instalações esportivas são o legado que os Jasc deixarão. É o caso principalmente da pista de atletismo revestida com piso sintético. “Até agora somente Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul e Florianópolis possuem”, comenta.
A presidente da Fesporte, Natália Petry, observou que os Jasc de 2018 têm sucesso garantido. “Todas as competições que promovemos esse ano, como os Escolares, Moleque Bom de Bola, da Terceira Idade, Parajasc, Parajesc, Olesc, Joguinhos e agora nos Jasc tivemos uma quantidade maior de inscritos”, citou.
“Isso é sinal que o esporte catarinense está vivo, superando todas as dificuldades encontradas”, acrescentou Natália.
Ela enalteceu os profissionais de educação física, que precisam ser valorizados, porque muitas vezes trabalham por amor à camisa.
A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Caçador.