Ícone do site Notícia Hoje

Com os Militares, vistorias serão cobradas e valores são absurdos

Com os Militares, vistorias serão cobradas e valores são absurdos

Bombeiros Militares

Com os Bombeiros Militares em Caçador, as vistorias em estabelecimentos comerciais e industriais serão cobradas. Aliás, os valores são absurdos. Isso ficou claro em apresentação feita na sessão desta terça-feira, 3, da Câmara Municipal, quando representantes dos Militares expuseram uma porção de argumentos para tentar convencer os vereadores de que o trabalho deles é essencial.

Publicidade

Não deu certo. Ninguém é tão inocente para não entender que, caso somente os militares passassem a realizar as vistorias em Caçador, todos os empresários teriam um ônus a mais além da já sobrecarregada taxa de impostos e compromissos trabalhistas.

Para se ter uma ideia, o vereador Alencar Mendes citou que viu um boleto de cobrança expedido pelos Militares onde o valor alcançava R$ 3.900,00 para uma vistoria.

Ainda bem que, por enquanto, os caçadorenses ainda podem optar entre ter a vistoria dos Voluntários, que não cobram por este serviço, e dos Militares, que cobram valores absurdos.

O problema é que, a partir do dia 2 de julho, os Militares poderão entrar em qualquer estabelecimento e refazer as vistorias, mesmo que os Voluntários já tenham feito isso.

As regras estabelecidas pelos Militares não são bem claras, apenas de que se o local for considerado de risco, lá será refeita a vistoria. Ou seja, qualquer um de vocês, empresários, podem estar na mira das cobranças absurdas, apenas para arrecadar mais para os cofres do Estado, sem retorno para Caçador.

Bombeiros Militares 1

A proposta dos Bombeiros Militares é que se faça um convênio com os Voluntários para que eles possam executar as vistorias, cobrando aqueles valores absurdos dos empresários caçadorenses. Caso essa parceria fosse feita, até 70% dos valores poderiam retornar aos Voluntários. Olhando de fora, parece bonita a equação. Agora, se analisar pela lógica, quem vai ter mais um custo é a classe empresarial, seja de uma grande indústria até o pequeno comerciante.

Bombeiros Militares 2

Bem afirmaram os vereadores Alencar Mendes, Moacir D’Agostini e Carlos Evandro Luz de que a presença dos Militares em Caçador é dinheiro do nosso bolso sendo jogado fora, principalmente porque temos os Voluntários aqui e que têm toda a capacidade de executar as vistorias como já executam com grande maestria atualmente.

Bombeiros Militares 3

No discurso dos representantes dos Bombeiros Militares, está o de que se poderia iniciar o trabalho aqui e plantar uma semente para que a parceria com os Voluntários possa acontecer futuramente.

Alencar Mendes foi ao foco da questão e afirmou: “Para se realizar este convênio é preciso que um projeto venha para a Câmara e que todos os vereadores votem a favor. Isso significa que vai depender também do meu voto e, neste caso, essa semente não vingou”.

Bombeiros Militares 4

Já Carlão lembrou que os movimentos para derrubar o trabalho dos Voluntários partem das corporações Militares. “Como cidadão caçadorense eu jamais me postaria contra a permanência do Corpo de Bombeiros Voluntários. E mais: há uma provocação dos Militares de buscar leis para que o direito dos Voluntários não seja cedido”, disparou.

O vereador ainda sugeriu: “Se outros serviços podem ser realizados por instituições privadas, porque não também os Bombeiros, sobretudo quando o estado não tem conduções de fazer”.

Bombeiros Militares 5

Algumas das declarações do capitão Fazioni na sessão desta terça-feira, na Câmara Municipal:

“Aqui em Caçador nunca vamos tentar a possibilidade de assumir a parte operacional”.

“Não é nosso interesse apenas arrecadar, porque essa arrecadação vai para o Estado e retorna apenas 7% para os Bombeiros Militares. O interessante é que esta taxa, paga pelo contribuinte empresário e comerciante, fique em Caçador”.

“As vistorias para aberturas de empresas são dos Bombeiros Voluntários e isso não vai mudar”.

“Bombeiro Militar não veio tirar nada de ninguém. Viemos para somar”.

“Caçador e as demais cidades onde estão bombeiros voluntários e militares têm a vantagem de contar com duas corporações. Basta a comunidade optar por uma ou outra para as vistorias”.

Recepção

Prefeito Beto Comazzetto e o presidente da Fundação Municipal de Esportes, João Coelho, recepcionando agora pela manhã todos os paratletas caçadorenses que estiveram nos 10º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC) em Chapecó, de onde retornaram com o 5º lugar geral da competição. Exemplos de vida e de superação podem resumir estes paratletas que ultrapassam suas limitações em prol do esporte e do bem-estar.

Uniarp

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe representou, de forma brilhante, Caçador e Santa Catarina nos Jogos do Desporto Universitário, que aconteceram em Anápolis, GO.

Com a vitória no futebol de campo feminino e o segundo lugar no handebol masculino, a Uniarp mostra mais uma vez o seu apoio ao esporte e o fortalecimento da parceria com a Fundação Municipal de Esportes e com o Kindermann.

Aliás, todas as despesas dos atletas e comissão técnica que viajaram a Anápolis foram pagas pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário.

Estrada da Linha Rio Tigre

Leitor do Portal Notícia Hoje encaminhou reclamação a respeito de uma estrada do interior.

“A estrada da Linha Rio Tigre está abandonada, inclusive tem uma ponte que está arriscando, segundo a prefeitura vão fazer novas tubulação mais ate que será feito precisa ser arrumado pelo menos um pouco”, disse o leitor Anderson Tesser, encaminhado uma foto do local.

A secretária de Infraestrutura, Denise Chiarello, afirmou que algumas pontes do interior tiveram problemas com as chuvas que caíram recentemente e que os esforços agora estão concentrados na recuperação de uma, na Turma 60. “Na Linha Rio Tigre vamos realizar os trabalhos na sequência. O problema é que tivemos diversas avarias em muitas pontes e estradas do interior, mas esta da Linha Rio Tigre já está na nossa programação”, afirmou.

Binotto é o presidente

Wilson Binotto, o recordista de mandatos na Câmara Municipal (8 no total) é o novo presidente da Câmara Municipal. Ele assumiu o cargo no lugar de Carlão que, legalmente, poderia ficar na função até o final deste ano (o período é de 2 anos).

Mas, um acordo realizado no início da atual legislatura definiu que os vereadores do PMDB e do PT ficariam com a presidência. Contando com o voto garantido de Binotto (PDT) desde o início, se ninguém rompesse o acordo, isso estaria sacramentado: São 3 vereadores do PMDB, 3 do PT e mais Binotto, somam 7 votos ante 6 restantes, contando com a possibilidade de se angariar ainda o voto de Vilso Soares, também do PDT.

Mas, no PMDB apenas Carlão e Neri Vezaro manifestaram interesse na presidência e Glaci Pereira preferiu ficar de fora. Neri, entretanto, acabou declinando também no final do ano passado, quando Carlão renunciaria e era a sua vez de assumir o cargo. Por isso, Carlão estendeu o seu mandato de presidente até que Binotto se mostrou interessado e o pedido foi prontamente atendido.

Agora, Binotto fica até dezembro, quando nova eleição é obrigada a ser realizada de acordo com o regimento interno da Câmara. Então, é a vez dos vereadores do PT, que vão dividir em três os últimos dois anos de legislatura: Flavinho será o presidente inicialmente, Valmor em seguida e, finalizando o mandato, Ricardo Pelegrinello.

Binotto é o presidente 1

Uma coisa é certa: experiência para Binotto não falta e, certamente, os trabalhos da Câmara serão muito bem conduzidos em sua gestão.

 

Sair da versão mobile