Colombo na mira
O governador Raimundo Colombo está na mira de todos os prefeitos da região. Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, que aconteceu em Matos Costa na sexta-feira, 16, as reclamações foram as mesmas e em uníssono: falta dinheiro para os municípios e o Governo do Estado pouco está fazendo para suprir esta necessidade.
Só para lembrar que quase todos estes mesmos prefeitos fizeram campanha para Colombo na região e tiveram, inclusive, a promessa dele quando visitou os municípios de que liberaria grana para investimentos. Até agora, apenas o pires na mão voltando vazio das viagens a Floripa.
Colombo na mira 1
Por outro lado, se algum investimento tem vindo para a região, é mérito total do secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini. Aliás, sábias palavras de um empresário de Caçador nesta segunda-feira: “Ainda bem que nós temos o Cobalchini, senão a coisa ia estar complicada”.
Errinhos
Enquanto isso, em um slide em uma reunião governamental por aí… (só destaquei um, mas tem 6).
Destaque
O presidente da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Gilberto Seleme, foi destaque na coluna do jornalista Moacir Pereira, no Diário Catarinense deste domingo. A matéria também está no Zero Hora e no DC Online e pode ser acessada clicando aqui.
Moacir citou o trabalho realizado por Seleme à frente da instituição e as mais diversas conquistas.
Destaque 1
Moacir Pereira é um dos mais conceituados jornalistas políticos de Santa Catarina. Acompanha mensalmente as reuniões da Fiesc, onde Seleme é vice-presidente Regional. E, no encontro da ACI em Caçador, Moacir deixou claro que está do lado de Seleme para a presidência, daqui 2 anos, da Fiesc.
No Rio de Janeiro
O empresário caçadorense Leonir Tesser embarca nesta semana para o Rio de Janeiro onde vai receber premiação, em evento com a presença da presidenta Dilma, como a empresa, na categoria Bens Duráveis, que mais cresceu nas exportações em 2012 em todo o país.
FCDL
A diretora distrital da Federação das CDLs de Santa Catarina, caçadorense Leila Romão, participou, na semana passada, de reunião em Fraiburgo. “Fui eleita diretora Distrital em 22 de Maio deste ano e essa foi a primeira reunião com os presidentes e diretores das CDLs que fazem parte do Distrito. Antes disso já tinha visitado as CDLs para conhecer a realidade de cada uma. Ouvir os dirigentes lojistas, interagir e caso necessário intermediar junto a FCDL. Destas visitas fiz um relatório das sugestões e reivindicações das CDLs e entreguei ao presidente, Sergio Medeiros”, explicou Leila.
Ela fez questão de dizer ainda que tem muito orgulho de fazer parte da FCDL, que é uma entidade de classe, que representa a força do associativismo. “Quando me perguntam como eu ainda tenho tempo de me envolver voluntariamente, respondo que estou investindo no meu negócio. O Associativismo é defender os interesses dos associados, a entidade deve ser atuante e forte, séria e comprometida para ser respeitada no meio político. Para isso, a entidade precisa de pessoas que tenham esse entendimento para assumir cargos e doem seu bem mais precioso e caro que é o seu tempo”, completou.
FCDL 1
O Comércio Varejista em Santa Catarina responde por 60% dos impostos arrecadados, (ICMS). Em 2012, a maior arrecadação de ICMS pertence ao comércio com R$ 5,94 bilhões e 46,84% de participação. Em seguida vem a indústria com R$ 3,56 bilhões e 28,10% de participação.
“A força e a credibilidade do SPC é responsável pela recuperação do crédito em média 73% na recuperação de inadimplentes. Isso quer dizer que a cada dez pessoas que o lojista negativa, sete são recuperadas”, lembrou Leila.
Mais ainda a maior preocupação da FCDL é com o fortalecimento do associativismo, maior bandeira do movimento lojista catarinense. “Isso já foi provado por inúmeras vitorias alcançadas pela Federação a última foi o a revogação, pelo Governador Raimundo Colombo, do decreto 1357, que aumentava a alíquota de ICMS às empresas optantes do Simples. Toda essa mobilização resultou em números excelentes de crescimento de novos associados que de junho/2012 a junho/2013 teve um crescimento de 131% em Santa Catarina, chegando a 36 mil associados”, finalizou.
Mais colunas de Rafael Seidel>