As chuvas causadas pela atuação de um ciclone extratropical chegaram com tudo em várias cidades de Santa Catarina. Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, a cidade de Itapiranga, no Extremo-Oeste catarinense, registrou mais de 150 mm de chuvas nas últimas 48 horas.
O mesmo registro de alto volume de chuva foi observado no município nas últimas 12 horas. A cidade recebeu neste período, cerca de 70 mm de chuvas e, conforme a Defesa Civil, a cidade está em estado de alerta para a ocorrência de deslizamentos.
Outro município na região Oeste de Santa Catarina que registrou um grande volume de chuva foi Chapecó. No município, choveu cerca de 145 mm em 48 horas.
Além disso, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em cidades da região do Grande-Oeste e Planalto Norte. Conforme o mapa, o município de Maravilha, no Extremo-Oeste, segue em alerta máximo.
Chuvas de volume considerável em cidades da região Sul do Estado:
Na região do Litoral Sul catarinense, algumas cidades também registraram volumes expressivos de chuvas nas últimas 48 horas. Destaque para a cidade de Criciúma, no Sul do Estado, onde registrou 57 mm neste período.
Conforme a Defesa Civil, a região também está em alerta para o risco de deslizamentos. Conforme o mapa de risco elaborado pelo órgão, as cidades de divisa com o Rio Grande do Sul, além das cidades de Sombrio e Criciúma seguem em alerta.
A região do Vale do Itajaí também registrou altos volumes de chuvas nas últimas horas. A cidade de Salete, marcou mais de 130 mm de chuvas na últimas 48 horas. Já a cidade de Taió, registrou aproximadamente 52 mm nas últimas 12 horas.
A Defesa Civil até o momento não emitiu nenhum alerta com risco para ocorrências meteorológicas na região devido às chuvas.
Três cidades de SC decretam situação de emergência após tempestade
Os municípios de Iraceminha, Flor do Sertão e Maravilha decretaram situação de emergência em decorrência de tempestade com granizo que atingiu a região do Extremo-Oeste de Santa Catarina nesta terça-feira (11).
A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou a situação dos estragos deixados nos municípios em decorrência dos eventos climáticos.
Em Flor do Sertão foram distribuídos cerca de 1600 m² de lona para 15 casas que tiveram seus telhados danificados pelo granizo. O setor agrícola também foi atingido, mas os levantamentos estão sendo realizados.
Em Iraceminha foram distribuídos cerca de 1600 m² de lona para a cobertura de casas. O município também realiza levantamentos com relação aos prejuízos nas lavouras e edificações agrícolas.
Em Maravilha, a Defesa Civil Municipal distribuiu cerca de 6400 m² de lona para a cobertura de telhados atingidos pelo vento e também pelo granizo na linha Tope da Serra. Pelo menos 30 casas e uma edificação comercial foram atingidas pela tempestade.
O Corpo de Bombeiros Militar também entregou cerca de 200 m² de lona da Defesa Civil para a cobertura parcial de seis casas na área urbana e uma no interior, na Linha Tope da Serra.
Com informações ND Mais