A previsão de chuva forte e persistente nos próximos dias afeta principalmente as áreas litorâneas de Santa Catarina
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas áreas litorâneas do Estado. A previsão para os próximos cinco dias é de chuva intensa.
O tempo continua chuvoso nesta sexta-feira (12), devido à permanência da circulação marítima. Entre o Litoral Sul e Florianópolis, o pico das ondas pode chegar até 3 metros em alto mar.
Nas outras regiões, o sol deve aparecer entre nuvens e pancadas isoladas de chuva, com baixo risco de ocorrências. A temperatura sobe entre 28° e 31°C no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina.
A chuva persiste no sábado (13) com intensidade nas áreas litorâneas e regiões serranas da proximidade. A Defesa Civil alerta para risco moderado a alto de ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
No domingo (14), o risco se mantém com a precipitação volumosa no litoral. As instabilidades atmosféricas ainda propiciam temporais isolados no restante do estado ao longo do dia.
As regiões estarão sob risco moderado para destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, em decorrência das fortes rajadas de vento.
O clima deve beirar os 30°C no Grande Oeste, enquanto as áreas litorâneas registrarão temperaturas mais amenas.
Conforme a Defesa Civil, a instabilidade persiste até a próxima terça-feira (16) pelo menos. O alerta para alagamentos, enxurradas e deslizamentos se mantém no período.
Na segunda-feira (15), uma nova frente fria se aproxima do estado e favorece a formação de temporais na divisa com o Rio Grande do Sul. A chuva forte aparece no litoral ao longo do dia.