Freio de mão
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se mostrou praticamente um freio de mão para o desenvolvimento de Caçador. Essa atitude, de se reunir com o prefeito para tentar bloquear a vinda da Havan para o município é digna daquelas cidades do interior do Nordeste, onde os coronéis ditam as regras e determinam o que entra e o que sai.
Tentar afirmar que é preciso analisar qual será o impacto da entrada de uma loja destas no município é no mínimo ridículo.
Ao contrário, a iniciativa deveria ser de apoio a novos empreendimentos, que vão criar emprego e renda para o município.
Ainda bem que já li comentários de diversos lojistas afirmando que esta atitude da Diretoria não representa o pensamento da maioria dos empresários locais.
Freio de mão 1
Outro freio de mão ao desenvolvimento do município é o Sindicato dos Comerciários. Trata-se de uma entidade também contra tudo e todos, sempre. Pelo sindicato, Caçador continuaria uma cidade provinciana, com meia dúzia de lojas familiares e nenhuma de grandes redes.
Por sinal, pelos comentários no Facebook, esse sindicato também é contra a vinda da Havan. O motivo (quase uma piada): as grandes redes exploram os trabalhadores. Como se não existissem leis trabalhistas duríssimas no Brasil.
Freio de mão 2
Uma coisa é certa: com a vinda da Havan, se o lojista não inovar e dar um bom atendimento, vai perder seus clientes mesmo. Mas, a maioria dos empresários do comércio de Caçador já faz isso: inova, atende bem e tem uma boa clientela formada.
Já o pensamento da CDL é em defesa daquela minoria que pouco está preocupada em agradar aqueles que vão gastar em seus estabelecimentos. Estes têm mesmo que perder clientela e fechar as suas portas. O consumidor de Caçador merece muito mais do que prestadores de favores no comércio.
Freio de mão 3
Fontes do Além afirmam que a Havan vai sim se instalar em Caçador e não adianta a CDL tentar impedir. Aliás, depois dessa tentativa infeliz, acredito que a diretoria da CDL vai rever os seus conceitos. É só os diretores analisarem os comentários nas redes sociais.
Mas, e será que os diretores da CDL acompanham as redes sociais?
Acelerador
Enquanto a CDL tenta bloquear a vinda da Havan, a Associação Empresarial (ACIC) é totalmente a favor de novos empreendimentos. Já foi assim quando a Guararapes aqui se instalou, que contou com o apoio de todos os empresários, gerou empregos e renda.
Agora, inclusive, quando da visita do diretor da Havan junto com o senador Luiz Henrique, o presidente da ACIC, Henrique Basso estava presente reforçando o apoio ao empreendimento.
Acelerador 1
Esta diferença nítida mostra exatamente qual entidade está a favor e qual está contra o desenvolvimento do município.
Prefeitura e Casan
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caçador comunica que a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) já entregou o Boletim de Medição à Casan, com os valores referentes aos reparos necessários nos locais onde foram abertos buracos em pavimentações para manutenção da rede pluvial entre outubro e dezembro de 2014.
De acordo com a Casan os recursos já foram solicitados à sede em Florianópolis e serão repassados à Prefeitura para as obras necessárias através da Secretaria de Infraestrutura.
Prefeitura e Casan 1
O mais engraçado é que a Casan faz os buracos e é a Prefeitura que tem que fazer o relatório. Não seria mais fácil se a Casan, quando faz o buraco, contabilizasse e incluísse em um relatório?