Ícone do site Notícia Hoje

Caos nos portos catarinenses influencia a economia caçadorense

Caos nos portos

Um verdadeiro caos foi instalado nos portos catarinenses nesta semana e está influenciando diretamente na economia de Caçador. Com as chuvas, o porto de Itajaí está fechado e os navios estão passando direto.

Publicidade

Muitos containers de empresas caçadorenses estão parados aguardando para o embarque. Quanto mais isso demora, mais perdas para a economia local.

Caos nos portos 1

O porto de São Francisco havia se tornado uma opção para os navios atracarem e carregarem a produção do Estado. Entretanto, o acidente na manhã desta quarta-feira, 25, fez com que as operações no local fossem paralisadas por tempo indefinido.

Consequentemente, outro porto utilizado por empresas caçadorenses, de Itapoá, também foi fechado por causa da fumaça tóxica vinda de São Francisco.

A semana começou bastante complicada para os exportadores caçadorenses.

Caos nos portos 2

Para se ter uma ideia, a região Centro Norte, que abrange municípios como Videira e Porto União, exportou, em 2012, mais de US$ 392 milhões. Deste montante, Caçador conta com quase metade, chegando a mais de US$ 197 milhões.

SEAD

Um show a palestra de Ricardo Amorin na abertura do SEAD 2013. O economista tratou com muita propriedade a respeito das transformações no cenário mundial, brasileiro e, inclusive, caçadorense.

Explicou que a diversificação da economia de Caçador e os investimentos em tecnologia são fatores preponderantes para se rebater as crises e manter o crescimento.

Além disso, elogiou a realização da Fenitecc, que, mesmo sendo uma feira de tecnologia, diferente da base econômica local, traz mostras de situações que Caçador vai começar a vivenciar nos próximos anos.

SEAD 1

Marcos Cobra, que palestra na noite desta quarta-feira, 25, vai tratar a respeito do novo marketing. Basicamente, ele vai abordar a respeito das modificações expressivas no cenário brasileiro com o avanço da internet como meio de comunicação, das redes sociais como fator positivo e negativo e das vendas online.

SEAD 2

Não há o que negar que mais uma vez o SEAD está sendo sucesso e que, neste ano, vai culminar com a palestra de Felipão na próxima sexta-feira.

Mais colunas de Rafael Seidel> 

Sair da versão mobile