A Câmara Municipal de Caçador aprovou na noite desta segunda-feira (10) o Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Benemérito do Município ao empresário João Carlos Machiavelli.
A propositura é de autoria da Mesa Diretora e foi aprovada por todos os vereadores. A entrega da Homenagem acontecerá em Sessão Solene na Câmara em data a ser agendada.
Durante a justificativa do projeto, os vereadores destacaram que a escolha de Machiavelli se justifica pelos relevantes serviços prestados à comunidade caçadorense, elevando o nome de Caçador no cenário estadual e nacional, e que a aprovação de seu nome engrandece a galeria dos Cidadãos Beneméritos do Município.
Vale ressaltar que o Título de Cidadão Benemérito é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos nascidos em Caçador. Ela possui a mesma expressividade do Título de Cidadão Honorário, que é destinado a pessoas que não nasceram neste município, mas que também prestaram relevantes serviços.
Sobre o homenageado
Descendente de família italiana, João Carlos Machiavelli é Filho de Oly Tomazini Machiavelli e Lurdes Bortolini Machiavelli, nasceu em 24 de maio de 1961 em Caçador. É irmão mais velho de Julio e Célia. Pai de Daniella e Felipe, e avô de Lucca. Atualmente casado com Juraci Penso.
Estudou no Colégio Aurora, Grupo Salgado Filho (atual Dotti) e concluiu seus estudos no Colégio Cenecista Marcos Olsen. Possui uma formação geral para autos executivos pela fundação Getúlio Vargas.
Iniciou sua vida profissional aos 14 anos no cargo de auxiliar administrativo na então empresa Sulca, onde teve duas passagens profissionais, sendo a segunda no cargo de contramestre, correspondente ao cargo de gerente.
Trabalhou também no banco Bamerindus e no ano de 1978 tornou-se sócio na Machiavelli Calçador, juntamente com seu irmão Julio.
Em 1993 foi fundador e presidente do Sindicato dos trabalhadores das Indústrias de Couro, Calçados, Vestuário e Artefatos de Couro em Caçador.
Em 12 de julho de 1990 fundou a empresa Alfa Transportes juntamente com as famílias Moro e Driessen. Já no ano de 2004 comprou as partes acionistas tornando-se o único proprietário da empresa.
Sua constante participação com ações sociais demonstra enorme comprometimento que possui com as pessoas. Desde o ano de 2006 teve condições de contribuir mais efetivamente com a população da cidade de Caçador mantendo ações que atendiam as necessidades dos moradores do bairro Mutirão e, no ano de 2008, acreditou que podia fazer algo que atingisse um número maior de pessoas e pudesse trazer alegria, educação e saúde juntos.
No ano de 2009 nasceu o projeto Ação Social Transportando Solidariedade que hoje está em sua 14ª edição, atendendo a aproximadamente 15 mil pessoas da nossa cidade e região em comemoração ao dia da criança, com ações educativas, orientações a saúde e distribuição de brinquedos e alimentos.
João mantém auxílio a projetos sociais importantes junto aos Hospitais Pequeno Principe, Erasto Gaetner e Angelina Caron na cidade de Curitiba, e atualmente é o presidente do Conselho consultivo do Hospital Maicé de Caçador, tendo apoiado o hospital desde o ano de 2013.
Mantém também auxílio a projetos de incentivo ao esporte como Avaí Kindermann, Caçador Futsal e CAC de Caçador, bem como incentivo e patrocínio de colaboradores da empresa que praticam modalidades esportivas e comunidade em geral. Ainda realiza incentivo a projetos culturais e sociais como o projeto Músicos do Contestado, Caritas e Projeto Portal do Futuro em Lebon Régis. Projetos esses que inserem crianças em meios de convivência educativos reduzindo seu contato com influências nocivas para seu desenvolvimento.
A gratidão a Deus, suporte, valorização e apoio as pessoas permitiu que a empresa que iniciou em 1990 tivesse um destaque no mundo dos negócios e esse sucesso abriu portas para novas empresas fossem adicionadas ao grupo Alfa Transportes e aumentasse a oferta de postos de trabalho com alcance de um número maior de famílias. Atualmente o grupo Alta é composto por 11 empresas.