Notícia Hoje

Cadela Moana, de Navegantes, encontra corpo soterrado no Rio Grande do Sul

Imagens emocionantes mostram cadela do corpo de Bombeiros de navegantes identificando área com corpo soterrado no Rio Grande do Sul

O binômio composto pelo Cabo BM Amorim e a cadela Moana de Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, estão atuando nas buscas e resgates de vítimas Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Sul.

Na tarde desta quarta-feira (15), a equipe compartilhou imagens do momento em que Moana identifica o corpo de uma pessoa soterrada em meio aos escombros causados pelas fortes chuvas das últimas semanas, que devastaram o Estado.

Publicidade

Equipes do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) segue atuando em apoio do Rio Grande do Sul e nesta quarta-feira conta com a presença de 42 bombeiros militares e 5 cães de busca no Estado vizinho.

Além disso, 14 viaturas, 12 embarcações, 8 motores de popa, drones e equipamentos de Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE), auxiliam a equipe nos resgates.

Equipes dos bombeiros no Rio Grande do Sul atuam em duas frentes

Uma das frentes é o resgate de famílias e animais que estejam ilhados em Canoas. O planejamento desses resgates foi realizado após um mapeamento das áreas – com uso de drone do CBMSC e sobrevoo com aeronave da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).

Além disso, busca e resgate de vítimas que estejam em áreas deslizadas na região de Cruzeiro do Sul. Nessas ações, o CBMSC está operando com o apoio aéreo da PCSC, por conta da falta de acesso aos locais de busca.

Já a equipe que está em Canoas atua no resgate de pessoas, animais e em ações de ajuda humanitária. Nas áreas deslizadas, uma vítima morta foi encontrada em Cruzeiro do Sul, por um dos binômios do CBMSC – dupla formada por bombeiro militar e cão de busca.

Desde que as primeiras equipes foram enviadas ao Rio Grande do Sul, em 1° maio, o CBMSC já resgatou 2.988 pessoas, 519 animais e encontrou 18 vítimas mortas.

Nos dois primeiros contingentes, foram empenhados 81 bombeiros militares, 28 embarcações, 4 cães de busca, 22 viaturas, drones, caminhões e retroescavadeiras. As buscas seguem diuturnamente.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: Governo anuncia auxílio de R$ 5,1 mil e reposição de casas para vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

 

Sair da versão mobile