Cada preso custa R$ 1.446,48 no estado de Santa Catarina. Os dados foram divulgados pelo Controle Interno e a Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC).
Este valor é variável, alterando-se para cada unidade prisional. Se forem levadas em considerações as quatro unidades prisionais administradas no modelo de cogestão o valor já chega a R$ 3.376,14.
Atualmente, as unidades prisionais catarinenses abrigam hoje 16.960 presos alocados em 12.725 vagas, mais 1.990 presos em regime aberto (que não estão recolhidos em unidades prisionais). O déficit atual é de 4.175 vagas.
No que se refere ao índice de reincidência, o Sistema de Identificação e Administração Prisional (i-PEN), utilizado pelo Departamento de Administração Prisional, já possui ferramenta capaz de realizar de maneira estatística os dados de reincidência prisional em Santa Catarina. A ferramenta realiza buscas com retorno por unidade prisional ou a média geral no Estado. Hoje, o índice de reincidência prisional em Santa Catarina é de 73%;
“A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania informa que vem trabalhando no sentido de construir um sistema prisional mais humanizado e moderno. Desde a sua criação, em 2011, tem investido firmemente em políticas, melhorias, reformas e construções, para possibilitar a ressocialização através do respeito aos princípios da Lei de Execução Penal e do respeito à dignidade humana”, finalizou nota encaminhada pela SJC.