Ícone do site Notícia Hoje

Caças são transportados por ruas de cidade de SC e atraem curiosos; assista ao vídeo

Os dois novos caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcados no porto de Navegantes (SC) na sexta-feira (5) foram rebocados pelas ruas da cidade, na madrugada deste sábado (6), até o aeroporto do município catarinense. As aeronaves foram produzidas pela Saab na Suécia e enviadas de navio ao Brasil em 14 de abril.

O deslocamento das aeronaves, por um trajeto com pouco mais de dois quilômetros, foi escoltado por militares da FAB, além da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes e Corpo de Bombeiros do Estado (CBMSC). O reboque dos caças ainda foi seguido por agentes da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e da Receita Federal. Também vale citar a presença do grande público, que mesmo de madrugada foi acompanhar a cena rara dos Gripen passando pelas ruas da cidade.

Publicidade

Do aeroporto de Navegantes, os novos F-39E seguirão voando para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde a FAB realiza os procedimento de vistoria e aceitação dos caças antes de integrá-los na frota.

As aeronaves recém-desembarcadas em Navegantes são o quinto e o sexto modelos operacionais do Gripen enviados ao Brasil. De acordo com a FAB, os aparelhos vão receber as matrículas FAB 4105 e FAB 4106, seguindo a ordem chegada dos caças que já estão no país – o FAB 4100, enviado ao Brasil em setembro de 2020, é uma unidade para testes de desenvolvimento.

Os novos jatos serão operados pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás (GO), onde estão baseados os demais Gripen da FAB.

Ainda não há data confirmada para a decolagem das aeronaves, informou a FAB. Se for como na ativação dos caças anteriores que chegaram ao Brasil via Navegantes, o processo de preparação deve ser realizado em dois dias. Portando, a decolagem dos novos Gripen pode ocorrer na segunda-feira (8).

Os caças trazidos de navio da Suécia para o Brasil são parte da encomenda da FAB por 36 aeronaves, sendo 28 modelos na versão E monoposto e oito na opção F, para dois pilotos. As aeronaves importadas são produzidos na planta da Saab em Linköping. Como parte do acordo de transferência de tecnologia acertado entre o Brasil e a fabricante sueca, 15 jatos na versão F-39E serão finalizados na instalação da Embraer em Gavião Peixoto. A inauguração na linha de montagem brasileira do Gripen é na próxima terça-feira (9).

Sair da versão mobile