Notícias de Caçador e Região

Caçadorenses utilizam o Facebook para tranquilizar famílias

Matéria atualizada às 17h18 para acréscimo de informações

Diante da tragédia que atingiu uma boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e deixou mais de 200 mortos, caçadorense utilizaram o Facebook para tranquilizar familiares e amigos e afirmarem que está tudo bem.

“Amigos e familiares, obrigado pela preocupação, está tudo bem cmg, inclusive fiquei em casa ontem. Infelizmente não posso dizer o mesmo, em nome das vítimas do incêndio aqui em Santa Maria hoje. Meus pêsames aos amigos e familiares dos mais de 200 jovens que perderam a vida esta noite nessa tragédia que vai marcar o país! Espero que ao menos alguém seja responsabilizado por essa crueldade. LUTO!”, disse Eduardo Link. 

Obrigado pela preocupação, amigos. Aqui estamos todos bem, ainda não tive notícias de amigos desaparecidos graças a Deus, afirmou o estudante de enfermagem na UFSM, Pedro Henrique Ceretta.

A tragédia
O incêndio em uma boate deixou ao menos 245 mortos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros, o que o caracteriza como a pior tragédia do Estado. O fogo começou por volta das 2h deste domingo, 26.

De acordo com o major Cleberson Bastianello, comandante do 2º Batalhão da Brigada Militar do BOE (Batalhão de Operações Especiais) de Santa Maria, ainda há 48 pessoas hospitalizadas na cidade, e não há como precisar o estado de saúde de todas elas. Até o momento, não há uma lista oficial de feridos ou mortos, e nem uma previsão de quando haverá.

A Prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de 30 dias.

A auxiliar de escritório Michele Pereira, 34, é uma das pessoas que conseguiu escapar do incêndio que atingiu na madrugada a boate Kiss, no centro de Santa Maria (307 km de Porto Alegre), e deixou ao menos cem mortos e 200 feridos, segundo informações preliminares do Exército.

No momento do incêndio Pereira estava em frente ao palco onde um grupo fazia um show. A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar, contou.

A auxiliar estava próxima da porta da saída, por isso conseguiu escapar. Foi minha sorte estar perto da saída e era a única que tinha pelo que eu vi porque todo mundo estava saindo por ela ou pela porta de entrada, contou. No corre-corre, Michele caiu e machucou o joelho. Vi muita gente sendo pisoteada no desespero para sair de lá eu acabei cortando o joelho, disse.

Na saída, o cenário visto por Pereira foi desolador. Foi terrível, cena de filme de horror! Corpos caídos pelo chão, muita gente desmaiada, chorando, tentando respirar porque a fumaça era muita, contou.

Incêndio

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. Um dos integrantes da banda, que se apresentava no local, teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.

No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local.

De acordo com informações do site Terra, o alvará de incêndio da boate estaria vencido.

Governo de Santa Catarina se manifesta

Comovido pela tragédia ocorrida na madrugada deste domingo, dia 27, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o governador Raimundo Colombo anunciou que Santa Catarina está preparada para enviar profissionais das áreas da Saúde e da Segurança Pública para auxiliar no atendimento às vítimas, caso receba pedido do governo gaúcho.

Na conversa que teve por telefone com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, na manhã de hoje, Colombo se solidarizou com a dor dos gaúchos, especialmente com as famílias das vítimas, e colocou a estrutura do Estado à disposição da comunidade que sempre auxiliou Santa Catarina nos momentos de tragédia.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, também utilizou o Facebook para se manifestar a respeito da tragédia. Meu mais profundo sentimento de pesar pela tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) e que vitimou 245 jovens. Que Deus conforte o coração de cada um dos amigos e familiares dos jovens mortos, disse. 

>> Lista com vítimas identificadas é divulgada

Veja vídeo da tragédia no Uol, clicando aqui. 

 

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.