Há pouco mais de um ano, o brasileiro Brunno Velasco cansou de ‘deslogar’ sua conta do Instagram para que suas filhas postassem fotos de sua cadela de estimação. Ele criou o Instapet, app gratuito de fotos voltado apenas para perfis de bichos de estimação.
O UOL baixou a versão para Android e iOS para experimentar. Como atesta o nome, ele não esconde a inspiração no Instagram: você cria um perfil, segue outros perfis, publica fotos e vídeos e interage com as fotos dos outros, com comentários e curtidas. Com um detalhe: o botão de curtir é uma marca de pata de cachorro.
Ele traz 13 tipos de filtros, recorte, emojis, stickers, caneta e outros recursos de edição de imagens já consagrados no Snapchat e no Instagram. Há ainda uma área de troca de mensagens privadas.
No entanto, o teste revelou alguns pequenos problemas nas duas plataformas: os botões para seguir novos perfis estavam respondendo lentamente. Após seguir alguns, não foi possível clicar em “seguindo” para ver a lista completa de amigos. E ao tentar apagar o perfil, ele também apresentou um erro e não concluiu a operação.
Criado em agosto de 2015, o aplicativo já conta com mais de 10 mil usuários, segundo Velasco.
“As minhas filhas me pediram para criar um perfil no Instagram da Mel, a cachorrinha delas. Só que elas usavam o meu celular para publicar fotos dela. Para isso eu tinha que sair do meu perfil pessoal do Instagram e entrar no perfil da Mel quase toda hora. Foi aí que eu tive a ideia de desenvolver um app só para pets”, diz ele.
Na época, o Instagram não tinha a opção de criar mais de um perfil. Esse recurso surgiu no começo do ano.
E se alguém tentar criar um perfil “humano”, o que acontece? “Eu envio um e-mail explicando o objetivo do app”, diz Velasco.
Ele também não teme a comparação e a concorrência com o mais famoso app de fotos. “Quando eu colocava fotos da cachorrinha da minha filha no meu instagram meus amigos reclamavam. Na verdade a intenção é fazer a migração de todos que têm perfis de pets do Instagram para o Instapet”, vislumbra.