O diretor da Associação Sul Americana de Resgate Veicular, o bombeiro paraguaio Carlos Brites comandou nesta terça-feira (19) um treinamento para 24 bombeiros voluntários de Caçador.
Brites administrou o curso de combate a incêndio veicular. Na parte da manhã foi repassada a parte teórica do treinamento com informações sobre novas técnicas de combate a incêndio, tecnologias dos veículos atuais, sistemas de segurança, técnicas de abordagem de veículos em chamas, quantidade de água a ser utilizada e outros assuntos.
Na parte da tarde, foi realizada a parte prática do treinamento no Parque das Araucárias. Com um veículo de prova em chamas, os bombeiros puderam aplicar inúmeras vezes todas as técnicas repassadas.
O instrutor Carlos Brites veio para Caçador acompanhado do diretor do Centro de Ensino dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Igor Schwingel. Igor auxiliou o instrutor na parte da tradução de algumas palavras mais técnicas para garantir o perfeito entendimento.
O subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador Rafael Scopel destacou a importância do treinamento, já que incêndios em veículos são bem mais comuns do que se imagina. Em 2012, foram registradas mais de 40 ocorrências relacionadas a princípios de incêndios e incêndios em veículos em Caçador.
Novos cursos
Esta é a primeira vez que Carlos Brites vem a Caçador. Na ocasião do treinamento, Brites e o comandante dos Bombeiros Voluntários Anderson Caetano e conversaram sobre a vinda de novos cursos para o município de Caçador.
Treinamento em Concórdia
Três Bombeiros Voluntários de Caçador participaram de um curso na cidade de Concórdia – SC. As instruções foram administradas pelos Bombeiros Voluntários do Paraguai com o tema “Resgate Veicular”.
Técnicas atualizadas, formas de retirar pessoas presas nas ferragens com tecnologias e treinamentos foram abordadas no curso.
Diversos bombeiros do Brasil e de outros países participaram do curso que se realiza pela segunda vez no município.