Equipes de Bombeiros de Xanxerê, Itajaí, Tubarão, São José e Rio do Sul integram corporação
Várias equipes do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) estão seguindo para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, dia 6, em apoio às vítimas do ciclone extratropical que atingiu o estado gaúcho nesta semana. Pelos menos 31 mortes tinham sido confirmadas até o início da tarde de hoje.
“A corporação catarinense foi autorizada a deslocar, pelo Governador Jorginho Mello, após a solicitação de ajuda realizada pela corporação gaúcha. De Santa Catarina serão empregados 21 bombeiros militares especialistas, pertencentes as equipes de Forças-Tarefas dos batalhões de Itajaí, Tubarão, São José, Xanxerê e Rio do Sul”, informa o CBMSC, por meio de nota.
Além do reforço humano, os bombeiros catarinenses seguem para o Rio Grande do Sul com seis viaturas 4×4, um caminhão de abastecimento e cinco bombeiros militares do batalhão de operações aéreas e o helicóptero Arcanjo 01. Os militares se apresentam em Lajeado (RS), de onde vão para o estado vizinho.
Além das 31 vítimas fatais confirmadas até o momento, a Defesa Civil do governo do Rio Grande do Sul estima que 52.137 pessoas foram afetadas de alguma forma. Há 3.084 desalojados e 1.650 desabrigados. Ao todo, 67 cidades foram atingidas, especialmente na região do Vale do Taquari.
Onde ocorreram as mortes:
▪ 15 em Muçum
▪ 8 em Roca Sales
▪ 2 em Ibiraiaras
▪ 2 em Lajeado
▪ 2 em Estrela
▪ 1 em Mato Castelhano
▪ 1 em Passo Fundo