Notícias de Caçador e Região

Bombeiros dão orientações para apagar fogo em azeite. Assista o vídeo

Imagine que você esqueceu uma frigideira com óleo no fogão, e ela comece a pegar fogo. Qual seria sua reação? Como deveria proceder para apagar o fogo? Será que jogar água seria a melhor solução?

Os Bombeiros Voluntários de Caçador orientam a forma correta para agir em caso de incêndio da classe K, que envolvem gorduras e óleos de cozinha.

“As características únicas dos óleos de cozinha não permitem que os incêndios sejam combatidos com água, pois irá aumentar a sua proporção”, destaca o vídeo institucional da corporação de Caçador.

“Se jogar água no óleo pegando fogo ocorrerá um tipo de explosão e você poderá se ferir”, orientam.

Isso ocorre por dois motivos explicados pela Química: a densidade e o ponto de ebulição da água e do óleo. O óleo é menos denso que a água, portanto, ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar, e se o óleo estiver pegando fogo, significa que ele estará a uma temperatura superior a essa.

No caso, ao jogar a água, por ser mais densa, ela “tentaria” afundar, passando pelo óleo que está muito quente. Como a temperatura está acima de seu ponto de ebulição, imediatamente a água passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que subiriam rapidamente através da gordura quente e saltariam de forma extremamente violenta para o ar. Essas bolhas levariam consigo gotículas de óleo que poderiam queimar a pele se caíssem sobre ela. Além disso, essas gotículas de óleo podem cair sobre o fogo, e também se incendiar.

Os Bombeiros orientam então para que, caso o incêndio aconteça, se busque primeiro desligar o botijão de gás. “Mas, se isso não seguro antes de apagar o fogo, pode ser feito após cessarem as chamas”, destaca o vídeo.

“Umedeça um pano ou toalha e coloque sobre a panela ou recipiente contendo o líquido em chamas”, completam as orientações, mostrando que o fogo será exterminado com esse procedimento.

Assista o vídeo abaixo:


Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.