Notícia Hoje

Blumenau registra sua maior enchente desde 2011

Blumenau vive momentos delicados em meio às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina. No último levantamento do AlertaBlu, o rio Itajaí-Açu ultrapassou 10,50 metros e a cidade passou a enfrentar sua maior enchente desde 2011.

As cheias do mês de outubro superam a de 2013, quando a cota foi de 10,51 m. Em setembro de 2011, o nível do rio chegou a 12,60 m.

Publicidade
A leitura das 20h desta quinta-feira (12) aponta que o rio Itajaí-Açu na cidade está em 10,61 m, um aumento de mais de quatro metros desde a noite de quarta-feira (11).
A previsão da Defesa Civil é de que o nível chegue à 10,90 m na madrugada de sexta-feira (13).
Diversas ocorrências foram registradas em Blumenau devido ao aumento do volume de chuva na região. Cidades do Médio e Alto Vale do Itajaí também estão acometidas pelas cheias.
chuvas em blumenau

Blumenau registrou mais de 460 ocorrências

Na última atualização da Defesa Civil desde o início da tarde desta quinta-feira (12), 28 novas ocorrências foram atendidas, chegando ao total de 460.

No acumulado são 306 ocorrências de deslizamento, 117 análises de risco, 23 quedas de árvore, 11 alagamentos e três destelhamentos.

Abrigos ativos na cidade

Dos três abrigos ativados no município, dois estão ocupados, totalizando 62 desabrigados.

A Igreja Evangélica Livre (E9), localizada na rua Cidade de Salvador, no bairro Itoupava Norte, abriga 33 adultos, sete adolescentes, dez crianças, quatro cachorros e um gato.

Já a Igreja Luterana (W1), situada na rua João Pessoa, bairro Velha, são acolhidos nove adultos, um adolescente, duas crianças e um cachorro. O abrigo Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, na Pastor Oswald Hesse, 1.701 (S1), também segue ativo.

A atualização do nível do rio é divulgado pela Defesa Civil a cada duas horas. Através do site do AlertaBlu é possível ver a cota de enchente das ruas da cidade, assim como todo o histórico de enchentes na cidade.

Leia mais: CHUVAS: Em Caçador, mais de 200 residências atingidas com enchente

Sair da versão mobile