Autoridades municipais repercutiram a notícia sobre a criação de 1046 novas vagas de emprego em Caçador no ano de 2012.
>> Caçador criou 1046 postos de trabalho em 2012
Presidente em exercício da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Gilberto Seleme salientou a credibilidade das empresas de toda a região, fator preponderante para o crescimento das vendas no mercado interno e externo. “Com a volta do câmbio à realidade, as indústrias passaram a vender mais e contratar mais, principalmente as da nossa região, que têm um perfil exportador”, completou.
Seleme, entretanto, destaca a falta de mão de obra na região. “Muitas empresas não conseguem contratar por não ter mão de obra qualificada. Por isso, a Fiesc, através do Sesi e do Senai, vai investir maciçamente na educação, qualificando os trabalhadores para atenderem as empresas do Estado”, acrescentou Seleme.
Para o presidente da Associação Empresarial de Caçador, Auri Baú, como a principal indústria da região é de base florestal, fica claro que a melhoria do câmbio auxiliou nas exportações e, de forma direta, no aumento das contratações.
“Tenho certeza que, consequentemente o comércio também acaba contratando mais para atender a maior quantidade de pessoas com carteira assinada. Está bem clara a importância do setor de base florestal para a nossa região, pois ainda continua sendo a locomotiva na geração de emprego e renda”, disse Auri, lembrando que outros setores acabaram contratando mais também, porque o Brasil escapou da crise e a perspectiva para 2013 é ainda melhor.
Prefeitura está em busca de empresas
O prefeito Beto Comazzetto garantiu que já está trabalhando para a viabilização de empresas para Caçador. “Dia 10 de fevereiro vamos receber a visita de representantes de uma empresa de polpa de tomate, que têm o interesse em investir na região. Além disso, ainda este ano teremos a instalação de uma indústria na Taquara Verde e de um frigorífico, investimentos que vão criar novos empregos”, destacou.
“Com certeza, vamos investir forte nesta área, buscando o desenvolvimento econômico do nosso Município”, finalizou.