Ícone do site Notícia Hoje

As motos e o trânsito caótico

As motos e o trânsito caótico

As motos

Não estou aqui generalizando os usuários de motocicletas, por isso, antes de mais nada, vamos separar em dois grupos: os motociclistas e os motoqueiros.

Publicidade

Os motociclistas, grupo menor e difícil de encontrar em qualquer cidade do Brasil, são aqueles usuários de motos que respeitam as leis de trânsito, sabem circular com seus veículos nas vias e não causam riscos aos outros usuários.

Agora, os motoqueiros, ah, esses são os mais complicados. Nascidos de uma prole que ninguém consegue extinguir são pessoas sem escrúpulo algum e que pouco estão preocupados com os outros motoristas ou veículos.

Fazem ultrapassagens perigosas, manobras arriscadas, não sinalizam, não andam com as luzes ligadas e ainda se acham no direito de reclamar de quem está tentando seguir de acordo com a Legislação.

E mais: além de colocarem em risco as suas vidas medíocres, ainda podem causar acidentes e mortes de outras pessoas.

Ah, os motoqueiros. Atropelam inocentes, batem em outros veículos, fogem quando podem, andam sem carteira de habilitação.

Pobres coitados que só aprenderão (e se aprenderão) quando sofrerem um grave acidente e ficarem à beira da morte.

Essa semana mesmo, um modelo desses quase causou um grave acidente em um semáforo na rua Conselheiro Mafra. Passou entre os carros em alta velocidade e a sua moto por pouco não derrapou no asfalto. Se ele caísse, iria certamente atingir os pedestres que aguardavam na calçada.

Neste caso, foi quase acidente. Mas e os vários que acontecem diariamente envolvendo os motoqueiros? Qual é a saída para acabar com isso?

As motos 1

Uma sugestão interessante, que óbvio não será a solução total, mas pode ajudar, é de que novamente, a exemplo do que aconteceu há alguns anos, o Caçador Moto Clube e todos os outros clubes de motociclistas, realizem cursos com orientações.

Cursos rápidos de direção defensiva para tentar transformar motoqueiros em motociclistas.

Em conjunto, que a Dittesc e a Polícia Militar realizem blitz educativas priorizando apenas os usuários de motos, tentando conscientizar da necessidade de se respeitar as regras de trânsito.

Parece redundante ter que ensinar regras de trânsito a quem já deveria saber, mas se é necessário, por que não o fazê-lo?

As motos 2

Muitos vão reclamar do que foi escrito aqui e já dá pra imaginar quem.

 

 

Sair da versão mobile