Festinhas
Não é de hoje que jovens se reúnem em festinhas em chácaras para tomar umas e ouvir música. O problema é que estes eventos viraram negócios. Em alguns casos, inclusive, bastante lucrativos para os “organizadores”.
Nestes negócios, onde paga-se entrada ou leva a bebida que vai tomar (semelhante ao pagamento de um ingresso), reúnem-se grupos amigos e rivais e os resultados começam a aparecer nas “finaleiras”.
Exemplo clássico foi neste final de semana, em uma festa onde amigos e inimigos foram convidados. Dois foram mortos e 3 ficaram feridos depois de um desentendimento.
O foco da questão é a falta de responsabilidade, segurança e fiscalização nestes eventos. Além das brigas, outras tragédias, anunciadas, podem acontecer, até mesmo com mais vítimas por conta da insegurança dos locais.
Não estou aqui dando uma de falso moralista, mas exatamente ao contrário. Amigos podem se reunir onde quiserem, da maneira que quiserem e beberem o quanto quiserem. Nunca fui e nunca serei contrário a isso.
Mas, se as casas de entretenimento são rigorosamente fiscalizadas e precisam estar com documentações em dia para realizar seus eventos, por que essas “festinhas” em chácaras não precisam de nada disso?
Fácil é organizar uma festa irregular em um lugar qualquer, cobrar ingresso e depois ficar com o lucro, sem ter que pagar nenhum pila.
Talvez se, na festa onde os dois jovens foram mortos ao menos tivesse segurança, a situação não teria chegado onde chegou. Mas, não tinha e até agora, nem se sabe quem foi que organizou.
Sugestão: se a fiscalização age com tanto rigor com as casas de eventos, que se faça da mesma forma nestas festas irregulares e que, de forma alguma, são secretos.
Flavinho homenageado
Presidente da Câmara de Caçador, Flávio Henrique dos Santos, será homenageado pelo Tiro de Guerra 05-006. Ele é um dos escolhidos pela instituição para receber o certificado de Amigo da Corporação, pela destacada ação em prol do Tiro de Guerra e da população caçadorense. A cerimônia de entrega será no próximo sábado, durante as comemorações do Dia do Soldado.
Documento
Vereador Alencar Mendes encaminhou requerimento solicitando que o Governo do Estado oficialize o retorno à jurisdição do Município das rodovias que receberam melhorias: Honorino Moro e Engenheiro Lourenço Faoro.
Só assim, a Prefeitura poderá fazer melhorias no local, tão solicitadas pelos moradores.
Blog
Depois de grupos no Facebook e no WhatsApp de encontro entre ex-alunos, a escola Henrique Julio Berger tem uma nova ferramenta para divulgação das atividades atuais: um blog, gerenciado pela acadêmica de Jornalismo, Janaína Pirola.
O www.escolaberger.wordpress.com trará informações semanais da escola e atividades dos alunos.