Notícia Hoje

Após sucesso com as ervas medicinais, Semana do Contestado segue com noite teatral

O primeiro dia da Semana do Contestado, 23, foi marcado pelas vivências com ervas medicinais com o professor Alésio Passos dos Santos e as poesias do poeta caçadorense Pinduca. A vivência foi realizada em dois momentos diferentes, o primeiro para a comunidade na igreja Cristo Redentor e a segunda, voltada ao público acadêmico, na Uniarp.

De maneira descontraída e receptiva, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, conquistou os públicos e passou todo o conhecimento sobre as ervas e como elas podem ser usadas de maneira alternativa e até mesma unida à fé.

Publicidade

“Nossa cultura cabocla envolve o uso das plantas como medicina alternativa e a crença em benzedeiras que utilizavam das mesmas. E os conhecimentos de Alesio, comprovados e embasados cientificamente, repassados de maneira muito atrativa vão ao encontro com a propostas da Semana do Contestado que é reviver e valorizar nossa história”, destaca o presidente da comissão organizadora do evento, Ricardo Pelegrinello.

Já nesta terça-feira, 24, uma noite teatral está programada para acontecer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Caic.  A Cia das Artes Vento Negro, apoiada pela Casa da Cultura de Salto Veloso, estará apresentando duas peças, sendo “O exército encantado” e “Estação Visage”.  O evento é aberto ao público e cada peça dura, em média, 50 minutos.

A 3ª Semana do Contestado conta ainda com os quadros da exposição “O Contestado na linha do tempo”, que estão na reitoria da Uniarp e “Paisagens do Contestado” que estão na Câmara de Municipal.

 

Confira a programação:

 

Dia: 24/10 Hora: 19h

Atração: Noite teatral com a Cia de Artes Vento Negro.

Local: CEU, no bairro Martello.

 

Dia: 25/10 Hora: 19h

Concerto de flauta doce com o grupo de Caçador e Videira. Musical com o grupo Skekinah.

Local: CEU, no bairro Martello.

 

Dia 25/10 Hora: 19h

Atração: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apresentação teatral do grupo Prefácio.

Local: Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC

 

Dia: 26/10 Hora: 19h

Atração: Noite teatral com os grupos Prosas e Rabiscos, Temporá e Movimento Cultural Janela da Arte.

Local: Câmara Municipal de Caçador.

 

Dia: 27/10 Hora: 19 horas

Atração: Concerto de viola caipira com o grupo Raízes do Contestado, mediação com o professor Meº Carlos Matias. Lançamento do Livro “Processo de Adeodato: Último Chefe Rebelde do Contestado”, do Professor Dr. Paulo Pinheiro Machado.

Local: Câmara Municipal de Caçador.

 

Dia: 28/10 Hora: 15h

Atração: Mateada da Mazutti, concerto de flautas e violões com o grupo Lira do Contestado. Apresentações musicais com Luna Barbosa e diversos artistas. Grupo Shekinah. Premiação com concurso cultura e Missa Cabocla com o grupo São João Maria.

Local: Parque Central

Sair da versão mobile