Após o ataque em uma creche de Blumenau, que matou quatro crianças e deixou outras quatro feridas, o governo federal afirma que terá plano de segurança em creches e escolas. A medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira (5) pela deputada federal Ana Paula Lima (PT).
“Assim que aconteceu o fato, o presidente Lula já ligou querendo saber mais sobre o ato. A nossa cidade está de luto. Foi então que firmamos o pacto nacional com os ministros. Atos como esse tem acontecido em diversas regiões do nosso país. Como uma cidade pacata e tranquila, e enfrentar ocasiões como essa nos atordoaram”, declarou a deputada.
As ações foram explicadas mais detalhadamente pelo ministro da Justiça Flávio Dino. Segundo o ministro, haverá 50 policiais alocados para analisar a Deep Web e a Dark web, onde pode haver ameaças semelhantes.
De acordo com Dino, o governo federal vai destinar R$ 150 milhões para estados e municípios. O valor é para auxiliar as medidas de segurança e intensificar estas ações.
Durante a tarde desta quinta-feira, a deputada Ana Paula Lima já tinha anunciado que em uma conversa com o presidente Lula (PT), a medida tinha sido discutida.
O plano nacional envolve os ministérios da Educação e de Direitos Humanos, e tem como objetivo coibir novos ataques nas unidades de ensino.
Relembre o caso
Um criminoso, de 25 anos, pulou o muro da instituição e atacou as vítimas por volta das 9h com uma machadinha. Ele se entregou à polícia logo após cometer o crime. Três meninos e uma menina com idades entre 4 e 7 anos morreram. Outras cinco hospitalizadas e quatro passaram por cirurgia.
Durante uma coletiva de imprensa, o governo do Estado confirmou que o homem tem outras quatro passagens pela Polícia. Uma delas, por esfaquear o padrasto.
Com informações ND Mais