Ícone do site Notícia Hoje

A Casan e o desespero para ficar em Caçador

A Casan e o desespero para ficar em Caçador

Desespero

A Casan deu mostras mais uma vez do seu desespero para ficar em Caçador. A empresa realizou duas reuniões nesta segunda-feira, 6: na Câmara Municipal e na Associação Empresarial e trouxe o seu staff principal, coisa que até então não tinha acontecido.

Publicidade

Estes encontros deixaram bem claro que a atitude do prefeito Beto Comazzetto em “peitar” a empresa e elaborar um Plano de Saneamento, que foi aprovado pelos vereadores, fez a ficha cair para os chefões de Florianópolis.

Há mais de 35 anos em Caçador, a Casan fez poucos investimentos e, os que fez, foram apenas por necessidade. Nunca se projetou investir mais de forma espontânea, apenas sob pressão.

Foi assim quando o ex-prefeito Saulo Sperotto ameaçou municipalizar o sistema. Na época, ao contrário de Beto, ele não teve o apoio da Câmara. Mas, conseguiu uma conquista: a Casan repassava uma grana mensalmente para o Fundo Municipal de Saneamento, gerido pela Fundema.

Repassava. Parou em julho do ano passado, sob a alegação de que a Prefeitura não quis renovar o contrato. Na verdade, esta foi a forma que a Casan achou de tentar pressionar o prefeito e os vereadores, que já analisavam o Plano de Saneamento, a mais uma vez baixar a cabeça e “pagar penico” pra empresa.

A ameaça, desta vez, não deu certo. Por isso, o desespero dos representantes da Casan: viram que estão prestes a perder Caçador.

Detalhe: o prefeito Beto Comazzetto não foi às reuniões. Já sabe de trás pra frente tudo que a Casan promete: investimentos milionários, mundos e fundos, o melhor serviço. Na prática… ah, na prática, estamos acostumados a saborear o péssimo serviço diariamente.

Desespero 1

Tamanho é o desespero da Casan agora que foram nos lugares errados. A Câmara já aprovou o Plano de Saneamento e a classe empresarial quer que a Prefeitura resolva a situação da melhor maneira e, certamente, sabe que se a proposta da Casan é tão boa, a empresa deverá participar da licitação e, quiçá, vencer e ficar por aqui.

Desespero 2

Perguntas que não querem calar: Por que essa proposta de “conto de fadas” da Casan não apareceu enquanto o Plano de Saneamento era elaborado? Por que a Casan está com tanto medo de participar de um processo licitatório? Por que o interesse tamanho em Caçador?

Desespero 3

A proposta foi apresentada pelo presidente da Casan, Valter Gallina. Informações do Governo do Estado dão conta de que provavelmente ele assuma a Secretaria de Infraestrutura, deixando a Casan.

Gallina deu a palavra dele como presidente da Casan como garantia para o tal Plano de Ação por Caçador. No caso, se ele deixar de ser o presidente da Casan…

Desespero 4

No mesmo momento em que Gallina garantia investimentos milionários em Caçador ainda em julho, os servidores da Casan ameaçavam entrar em greve.

Doente

Fontes do Além afirmam que o deputado Valdir Cobalchini está com uma doença gravíssima, realizando diversos exames e consultas.

Amanhã

Na coluna de amanhã, vamos falar a respeito do pré-lançamento de Reno Caramori como candidato a prefeito pelo PP. Aguarde!

Sair da versão mobile