Notícias de Caçador e Região

5 ações sustentáveis que toda a sociedade poderia adotar

Cada vez mais, empresas e consumidores estão percebendo o impacto que eles têm para uma sociedade sustentável e que gere menos resíduos. Embora não sejam todos que adotem o comportamento ecologicamente correto, a importância sobre isso já está difundida por toda parte.

Mas será que adotar ações sustentáveis é difícil? Na verdade não, pois muitas delas não exigem um esforço adicional do interessado. Continue a leitura para entender melhor!

1 – Usar refis

Diversas empresas têm promovido o reaproveitamento de embalagens por meio de refis. Seja para o consumo de refrigerante, pipoca ou, até mesmo, cosméticos e produtos de beleza, o cliente pode entregar o refil que utilizou e ganhar um desconto.

A Natura é uma das organizações que faz isso há algum tempo. De acordo com a Revista Natura Digital, a venda de refis permite que a marca economize por ano o equivalente ao lixo produzido por 4,7 milhões de pessoas. Todos os anos, a empresa reutiliza 925 toneladas de plástico.

2 – Andar com ecobags

Uma das grandes preocupações dos especialistas em sustentabilidade é com a grande quantidade de plástico que chega ao mar, proveniente principalmente das sacolas de supermercado.

Nesse ponto, a solução para diminuir o lixo, é bem simples: ter sempre uma ecobag na bolsa, mesmo quando sair de casa sem a pretensão de fazer compras. Até porque, a pessoa pode mudar de ideia no meio do caminho e, consequentemente, ter que usar uma sacola plástica.

3 – Evitar descartáveis

Os utensílios descartáveis não são tão inofensivos quanto parecem e podem servir apenas para gerar mais resíduos. Tanto que São Paulo aprovou recentemente uma lei que proíbe o uso de talheres de plástico em restaurantes e hotéis.

Apesar de parecer drástica, a medida soma-se a outras normas, como a proibição de canudos e sacolas de plástico, no intuito de diminuir o consumo do material. Para se ter uma ideia, o plástico demora até 400 anos para se decompor, enquanto o papel leva no máximo seis meses.

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/garrafa-%C3%A1gua-mineral-garrafa-de-%C3%A1gua-2032980/

4 – Preferir pilhas recarregáveis

As pilhas recarregáveis são muito mais econômicas e sustentáveis do que uma normal. Até porque, grande parte das comuns são descartadas de forma incorreta, o que pode gerar um dano significativo ao meio ambiente.

Uma pilha que pode ser recarregada dura o equivalente a mil descartáveis. Então, é bom para o planeta, mas também para o bolso do consumidor. Ainda que a recarga dependa da energia elétrica, o consumo é pequeno perto dos demais benefícios.

5 – Lavar a louça com atenção

Lavar a louça com a torneira aberta pode gastar 120 litros de água. O  consumo moderado pode reduzir isso para 20 litros, de acordo com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo. No caso da lavadora de louças, são gastos 40 litros, então, é aconselhável só a utilizar quando tiver bastante utensílios.

Para higienizar pratos e panelas que estão muito sujos, o ideal é deixá-los de molho e – não ficar esfregando com a torneira aberta. Já para limpar as frutas, verduras e legumes, uma opção é colocar esses alimentos em um recipiente com um litro de água e uma colher de sopa de vinagre por 15 minutos. Isso é suficiente para matar microrganismos e evitar prejuízos à saúde.

Como visto neste artigo, existem diversas atitudes sustentáveis que qualquer pessoa pode tomar e que não exigem gastos extras ou esforço. Além de ajudar na preservação ambiental, essas ações ainda ajudam a economizar dinheiro.

Veja Também

Comentários estão fechados.