IFSC Câmpus Caçador seleciona alunos bolsistas para atuar em projetos de pesquisa e extensão

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O IFSC Câmpus Caçador lançou na última sexta-feira, dia 11 de julho, dois Editais Internos para Seleção de Bolsistas para atuar com atividades de pesquisa e extensão. A intenção é fomentar  atividades de pesquisa e extensão com os alunos dos Cursos Técnicos em Administração e Informática.

 

O edital de extensão, selecionou um bolsista para atuar no Programa Mulheres SIM. O Programa Mulheres SIM foi criado para atender mulheres prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, maiores de 18 anos, sem escolaridade e moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, atendendo as Diretrizes Nacionais do Plano Nacional de Políticas para Mulheres 2013 – 2015 e fortalecendo as ações institucionais que atendem ao terceiro do Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (Igualdade entre os sexos e valorização da mulher). O Programa aborda a transversalidade de gênero nas políticas sociais públicas, no sentido de promover a inclusão educacional, econômica, social, cultural e pessoal das mulheres, a autonomia política, a erradicação da extrema pobreza, o combate à violência, a consolidação da cidadania feminina e o desenvolvimento sustentável, articulado com as políticas públicas de educação, assistência social, saúde, segurança, e outras. A duração do Programa é de 5 meses (agosto a dezembro de 2014). Em Caçador, o Programa terá como público-alvo as mulheres detentas do Presídio Regional de Caçador, parceiro neste Programa. Para atuar como bolsista de extensão foi selecionada a aluna Janete Aparecida Putti do Curso Técnico em Administração.

 

O edital de pesquisa selecionou dois bolsistas para atuar no projeto aprovado no Edital Universal 14/2015: Métodos, ferramentas e técnicas para inovação: adoção e uso no contexto dos setores de madeira e plástico da região de Caçador/SC. Uma dimensão de decisões importantes a serem tomadas em relação ao processo de inovação refere-se a quais métodos, técnicas e ferramentas para inovação (MTF-I) utilizar, uma vez que, o uso efetivo de MTF-I tem sido associado a melhoria do desempenho inovador das organizações. Entretanto, os escassos estudos empíricos existentes indicam que as organizações, de forma geral, aplicam limitadamente MTF-Is, ou simplesmente não os conhecem. O objetivo da pesquisa é investigar a adoção e uso de MTF-Is nas indústrias dos setores de madeira e plástico da região de Caçador/SC. Para atuar como bolsistas de pesquisa foram selecionados: a aluna Andrieli Perego do Curso Técnico em Administração e o aluno Euclides Hauffe de Lima do Curso Técnico em Informática.

 

Os alunos selecionados iniciam suas atividades no mês de agosto de 2014.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp