Especialistas explicam por que dormir pelado faz bem para sua saúde

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Dormir pelado faz bem para sua saúde principalmente por reduzir a temperatura da pele, ativando as gorduras boas que ajudam na queima de calorias. Para as mulheres, o hábito também ajuda a evitar infecções por fungos. Já os homens são beneficiados por uma produção maximizada de espermatozoides.

Pesquisadores descobriram que dormir nu não é somente confortável, mas também ajuda a regular a temperatura da pele, impedindo que você acorde no meio da noite e garantindo um sono de melhor qualidade. Ao renunciar as roupas na hora de dormir, você também mantém as bactérias que se proliferam em áreas quentes e úmidas do corpo em equilíbrio, e estimula o sistema imunológico de seu parceiro.

O corpo humano é projetado para ter sua temperatura reduzida durante o sono. Um estudo publicado na revista Brain, descobriu que até mesmo um mínimo resfriamento de pele já ajuda uma pessoa a cair em um sono muito mais profundo, e para os idosos esse resfriamento é especialmente benéfico. “Ao empregar uma roupa térmica para controlar a temperatura da pele durante o sono noturno, demonstramos que a indução de um mero aumento de 0,4 graus Celsius na temperatura da pele, embora não alterando a temperatura central, suprime a vigília noturna e aumenta os estágios mais profundos do sono em jovens e, especialmente, em idosos saudáveis ​​”, escreveram os pesquisadores.

Eles também descobriram que esse controle de temperatura também aumenta o metabolismo, pois ativa uma gordura saudável que se encontra no pescoço – e que ajuda na queima de calorias. Tal arrefecimento também aumenta a presença dos hormônios de crescimento e diminui o cortisol, criando melhores padrões de sono e ajudando a emagrecer.

Nas noites de bom sono, nosso corpo é capaz de se recuperar plenamente a partir de baixos níveis de cortisol, que será reposto no dia seguinte assim que acordamos. Logo, se o sono é interrompido, o corpo produz automaticamente cortisol extra, o que irá aumentar seu apetite no dia seguinte.

Muitos especialistas recomendam o hábito de dormir nu para permitir a pele respirar, as mulheres podem também evitar infecções fúngicas. De acordo com a professora assistente de obstetrícia e ginecologia, Dr.ª Alyssa Dweck, da Icahn School of Medicine at Mount Sinai em Nova York, “as partes íntimas das mulheres ficam cobertas durante todo o dia, confinadas em tecidos e sem qualquer respiração, o que causa irritação vaginal”. Logo, essa região poderia se transformar em um terreno fértil para infecções e por isso, deixá-la respirar durante as noites irá manter o equilíbrio das bactérias.

No caso dos homens, dormir sem roupa pode ajudar na produção de esperma. De acordo com os especialistas, é recomendável que a temperatura do escroto fique ao redor de 35 graus Celsius, um pouco mais frio do que o resto do corpo. Tem-se verificado que a qualidade do esperma é reduzida quando os testículos se tornam demasiados quentes, o que foi demonstrado em um estudo feito com o semen de homens que frequentavam saunas.

Já para os casais, estudos comprovaram que dormir nu pode ser bom para o relacionamento, pois o contato com a pele libera oxitocina, também conhecida como “hormônio do amor”. Além disso, também pode impulsionar o sistema imunológico de ambos, bem como controlar os níveis de cortisol e a pressão arterial.

wpp

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp